Tudo começou em 1963, com o início do cultivo de arroz na fazenda por Breno Terra de Azevedo. Na época, o cereal era a principal cultura beneficiada, dividindo espaço com a pecuária. Desde o começo, a propriedade buscou manter-se atualizada no quesito tecnologia e sustentabilidade, fato comprovado pela adoção do Clearfield® em 2003. Na época, a Fazenda foi uma das primeiras a aderir a essa tecnologia no Litoral Norte gaúcho, reafirmando a preocupação da organização em relação ao ambiente e à eficiência no cultivo. O emprego da tecnologia Clearfield® também marcou o início de um projeto em parceria com a BASF que, com a Ferramenta AgBalance, viria a ocorrer quase uma década depois.
Em 2004, iniciou-se oficialmente a Sementes Condessa, com o cultivo e beneficiamento de sementes de arroz liderados pelo filho de Breno, Geraldo Condessa Azevedo. Em 2013, a propriedade começou a produzir sementes de soja com cultivares adaptadas ao ambiente do cultivo de arroz, já anunciando a importância da rotação das duas culturas. Ao longo dos anos, a Sementes Condessa acumulou algumas premiações no setor arrozeiro, como o Produtor Nota 10, pelo IRGA, em 2008; a Pá de Ouro; e Destaque Produtor de Arroz, pelo Jornal O Sul, em 2012.
Produzir sementes de arroz e soja de alta qualidade, através de processos sustentáveis e capazes de impactar positivamente toda cadeia produtiva do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Ser referência na produção de sementes, com baixo impacto ambiental.
- Produzir sementes de maneira sustentável;
- Oferecer sementes de qualidade com preço justo;
- Proporcionar ganhos de produtividade e sustentabilidade ao nosso cliente;
- Gerar informações, com o intuito de atualizar nosso cliente;
- Criar uma rede de comunicação entre os agricultores;
- Impactar positivamente a comunidade que nos cerca;
- Incentivar a busca por tecnologia na agricultura.
- Responsabilidade Social;
- Sustentabilidade;
- Respeito ao meio ambiente;
- Foco em qualidade.